Sandplay – Jogo de Areia

O Sandplay (denominado também como Jogo de Areia no Brasil) é um método terapêutico baseado nos conceitos psicológicos de Jung. Tratando-se de uma metodologia não verbal, pode ser utilizado tanto para crianças como para adultos. Consiste no uso de uma caixa contendo areia, na qual o paciente pode colocar miniaturas, ou manipular e molhar a areia, criando cenários dentro de um espaço “livre e protegido”, proporcionado pelo relacionamento terapêutico e pela continência da caixa.

As imagens construídas geram um contínuo diálogo entre consciente e inconsciente na psique do paciente, ativando o desenvolvimento da personalidade. O sucesso deste método deve-se ao fato de que, funcionando a psique por meio de imagens, a construção de cenários é, consequentemente, uma ponte direta com o inconsciente do paciente, frequentemente de difícil acesso devido a seu caráter extremamente complexo, e somente apreensível por meio de símbolos. Assim, e dada a objetividade das imagens criadas, o processo terapêutico é abreviado.

As séries de imagens são fotografadas pelo terapeuta e armazenadas, podendo posteriormente fornecer uma visão concreta de todo o processo e, no momento oportuno, proporcionar ao paciente e ao analista a retomada de toda a série de cenários, que foram construídos fazendo conexões e integrando as imagens simbólicas com a vida do cliente.

É uma metodologia especialmente efetiva para quem apresenta dificuldades relacionadas à expressão verbal, ajuda a relaxar, tranquiliza, o que a torna altamente recomendável para o tratamento de pessoas agressivas, hiperativas, inseguras, com baixa auto-estima e apresentando comportamento obsessivo-compulsivo. É indicada também para quadros de depressão e ansiedade, para pessoas que passaram por situações traumáticas, mesmo ocorridas na primeira infância, pois o Sandplay contribui para reconstruir a história psíquica da pessoa. A emoção mais curativa que ele libera é a alegria.
O método tem uma estrutura acolhedora, um espaço livre onde o paciente pode montar a cena que quiser, sem qualquer preocupação relativa a julgamentos ou avaliações por parte do analista.

O Sandplay foi desenvolvido pela Analista Junguiana Dora M. Kalff, em Zollikon, Suíça, seu país de origem, e tem progredido extensamente na Europa, Estados Unidos e Japão, sendo utilizado por diversos profissionais em escolas, consultórios e hospitais, como método terapêutico aplicável em pessoas de todas as idades.

No Brasil ainda é pouco divulgado e, por este motivo, busco propagar esta metodologia através de cursos, workshops e grupos de estudos.

 

“O Jogo de Areia não é apenas um método de terapia, mas um meio criativo através do qual o conteúdo da imaginação se torna real e visível. Além disso, proporciona ao terapeuta uma oportunidade única de observar os processos de desenvolvimento e de cura”. - Dora Kalff
“Símbolos falam para a alma, são figuras carregadas de energia dos potenciais inatos do ser humano, quando eles são expressados, continuam a influenciar o desenvolvimento do homem.” Dora Kalff

EXEMPLIFICAÇÃO DA CAIXA DE AREIA E PRATELEIRAS

O terapeuta que aplica esta metodologia deve sempre ter 2 caixas disponíveis, uma com areia seca e outra com areia que pode ser molhada, com as seguintes dimensões: 72 cm X 57cm X 7cm. Ambas são forradas na cor azul claro, impermeabilizadas para o uso com água; a areia nelas utilizada deve ser limpa e esterilizada. Podem ser apoiadas em um carrinho com rodas, numa altura confortável para ser usada por crianças e adultos, em pé ou sentados.

Caixa de areia seca

Caixa de areia seca

Caixa de areia molhada

PRATELEIRAS DE MINIATURAS


Fundamentação Teórica

Para conhecer e se aprofundar mais sobre a metodologia do Sandplay, sugiro a bibliografia abaixo:

- Obras Completas C.G. Jung
- A Criança, Eric Neumann
- História da Consciência, Eric Neumann
- O Brincar e a Realidade, Winnicott
- A Psicoterapia Junguiana, Fordham
- Dicionário de Símbolos, Chevalier J. e Gheerbrant A.; Ed. José Olympio.

Bibliografia específica em português:

• Imagens Do Self, Weinrib, E., Summus Editorial, SP, 1993.

• A Terapia do Jogo de Areia, Ammann, R., Paulus, SP, 2002.

• A Interpretação do Brincar na Caixa de Areia, Vieira, André G., Armazém Digital, Porto Alegre, 2006.

• Adolescência e Escolha, Diaz, Patricia G., Casa do Psicólogo, 2009.

. Terapia Familiar: mitos, símbolos e arquétipos, Boechat, Paula, Ed. WAK.

Bibliografia em inglês:

• Sandplay and Jungian Analysis, in: Jungian Analysis, ed. Murray Stein, Stewart, L.H., Shambala, New York, 1984.
• Lowenfeld World Techniques¸ Bowyer, R., New York : Pergamon Press, 1970.
• The World Technique, Lowenfeld, M., London : George Allen and Unwin, 1979.
• Floor Games – A Multi-Sensory Therapeutic Technique for Children and Adults, Bayley, A., Santa Cruz,Ca. : UC (CabrilloCollege), 1990.
• Sandplay Studies – Origins, Theory and Practice, Bradway, Katherine and others, Boston : Sigo Press, 1990.
• Sandplay Studies, C.G. Jung Institute of San Francisco , Sigo Press, Boston, 1990.
• Healing and Transformation in Sandplay, Ammann, R., La Salle, Il. : Open Court, 1991.
• Jungian Sandplay – The Wonderful Therapy, Ryce-Menuhin, J., London : Routledge, 1992.
• Sandplay – Past, Present and Future, Mitchell, R. R. ; Friedman, H., London : Routledge, 1994.
• Sandplay – Silent Workshop of the Psyche, Bradway, K.; McCoard, B., New York : Routledge, 1997.
• Sandplay – The Sacred Healing : A Guide to Symbolic Process, Amatruda, Kate; Simpson, Phoenix Helm, Taos, NM.: Trance-Sand-Dance Press,1997.
• Foundation and Form in Jungian Sandplay, Steinhardt, Lenore A., London : Jessica Kingsley Publishers, 2000.
• In the hands of creation: Sandplay images of birth and rebirth, Baum, N. & Weinberg, B., Toronto: Muki Baum Association, 2002.
• Sand, Water, Silence-The Embodiment of Spirit, Markell, M. J., London, Jessica Kingsley Publisher, 2002.
• Sandplay Therapy, the Treatment of Psychopathologies, Pattis, Zoja, E., Daimon Verlag, Einsiedeln 2002.
• Sandplay Therapy, the Treatment of Psychopathologies, Zoja, E. P., Daimon Verlag, Einsiedeln 2002
• Sandplay: A Psychotherapeutic Approach to the Psyche, Kalff, Dora M., Temenos Press, Cloverdale, CA 2003.
• H.G. Wells’ Floor Games: A Father’s Account of Play and its Legacy of Healing, Turner, B. A., Ed. Temenos Press: Cloverdale, California, 2004.
• Images of the Self – The Sandplay Therapy Process, Weinrib, E., Temenos Press, Cloverdale, CA 2004.
• The Handbook of Sandplay Therapy, Turner, B.A., Temenos Press: Cloverdale, California, 2005.

Ir para o topo